A leitura pode deixar seu filho mais feliz?
À medida que a crise de saúde mental entre as crianças piora, novas pesquisas sugerem que os livros podem fazer a diferença no bem-estar do seu filho.
Com certeza, o estudo mostrou que crianças que gostam de ler e escrever e fazem isso regularmente fora da escola têm três vezes mais chances de ter altos níveis de bem-estar mental do que aquelas que estão menos envolvidas com a alfabetização.
Nós, adultos, conhecemos o prazer de nos perdermos em um bom livro e fugirmos do mundo por pouco tempo, e as crianças também podem se beneficiar da sensação de escapismo que a leitura traz.
As crianças que lêem e escrevem por prazer são mais capazes de desenvolver as habilidades de alfabetização emocional de que precisam para assumir o controle de situações em que podem se sentir vulneráveis. A leitura amplia seu vocabulário para que possam expressar seus sentimentos com mais precisão, enquanto a escrita sejam histórias, poemas , diários ou até mesmo bilhetes para amigos – lhes dá uma saída para suas emoções.
De fato, o estudo descobriu que crianças com baixa habilidade verbal tendem a ter uma saúde mental pior do que crianças com alta habilidade verbal.
Muitas vezes, eliminamos gradualmente a leitura para nossos filhos quando eles podem ler de forma independente, mas continuar compartilhando livros traz muitos benefícios adicionais, incluindo promover a proximidade e a conversa e desenvolver empatia e habilidades de escuta . Tudo isso pode ter um efeito indireto em sua saúde mental.
Visitar a biblioteca juntos é outra boa maneira de compartilhar livros com seu filho e aproveitar os benefícios da leitura para o bem-estar. A pesquisa mostrou que os usuários da biblioteca estão mais satisfeitos com suas vidas, e também abre um mundo inteiro de livros sobre uma vasta gama de tópicos diferentes para ajudar a ampliar a alfabetização emocional de seu filho.